Wish You Were Here
So,
So you think you can tell
Heaven from Hell,
Blue skies from pain
Can you tell a green field
From a cold steel rail?
A smile from a veil?
Do you think you can tell?
Bom... vou brincar de analisar!
O album do Pink Floyd onde está Wish You Were Here, “The Dark Side Of The Moon”, está cheio de críticas e metáforas contra o mundo capitalista e, de alguma forma, atual.
Os versos no começo da musica são claramente uma forma de expor o quanto a sociedade estava se tornando fraca em questão de distinguir algo que lhes faça bem de algo que lhes tomava o controle.
Logo após, algo natural (campo verde) de um objeto unânime da sociedade capitalista e valorização material (frio trilho de aço)
Então, a forma de esconder a beleza da expressão sentimental do ser humano sendo escondida pelo 'véu'
Running over the same old ground.
What have we found?
The same old fears
Esse verso corresponde ao mesmo estado de deixar de lado o que somos e seremos o que o 'novo mundo' quer de nós. Pequenos robôs de pensamentos iguais. Binários. 0 e 1. Pode e não pode. Sermos o que devemos ser, o que nos dizem pra ser e não o que realmente queremos ser. Um garoto que sonhava em ser músico, desenhista, veterinário... fazendo engenharia, economia.
Your heroes for ghosts?
Hot ashes for trees?
Hot air for a cool breeze?
Cold comfort for change?
Já aqui, vemos um retorno ao mesmo argumento, da frustração do ser humano perante a sua incapacidade de diferenciar o certo e o errado, o moral e o imoral, ético e anti-ético. De certa forma, vagando profundamente em razões sem respostas, emergindo de um mar de incertezas por pura vontade de negação e auto-firmação. Esse sentimento deturpa, usando de como o mundo é hoje desde que ele é o mesmo, a capacidade de sentimentalização e racionalização perante os fatos, tornando o intelecto uma filosofia vã e indistinguivel como ferramenta.
A musica simplesmente continua com representações extremas, mostrando o espirito do ser humano sendo esquecido enquanto o manto do capitalismo e da super-abundancia de necessidades cresce. "I wish you were here" é apenas uma forma de expor o desejo de que o espirito humano estivesse ali novamente, mesmo que o espirito humano e o espirito consumista seja apenas uma gota de água no oceano... que é o principal motivo do conformismo e adequação.
Eu poderia me aprofundar em Niet e Niilismo, reclamar da conformidade do homem perante o mundo, mas não vou por simples falta de vontade de digitar um texto enorme.
Fiquem bem.
Nenhum comentário:
Postar um comentário